terça-feira, 25 de março de 2014

Psicologia do Amor - 1


Viver é saborear o amor

Ana Márcia Guilhermina de Jesus
Bacharela em Psicologia

Sentir o gosto do amor que flui do mais profundo do meu ser. Ouvir a palavra que ressoa forte como um grito: “você é linda, linda, lindaaa, inteligente, preciosa e cheia de sabedoria. Eu te amo do profundo do meu coração, te amo muito”. Em um momento profundo de intimidade, o meu amado falou baixinho em meu ouvido essas palavras ricas de significados, cheias de simbologias.

Nesse clima, onde existem trocas de amor, percebi quanto é importante sentir o que está por trás das palavras, dar atenção ao significado de cada uma delas, ao que se sente na profundidade e à riqueza contida e escondida em cada uma delas. Cada palavra traz consigo a força da cura, o milagre do amor e a potencialidade da vida. Traz o eco e a emoção que vêm direto do coração. A criação do mundo se dá pela força da palavra e do amor criativo de Deus. Essa força criativa existe dentro de cada ser humano, de cada homem e de cada mulher que toma consciência dessa força existente em todo seu ser. E, tomando consciência disso, procura usá-lo com mais frequência em beneficio próprio e do bem de outras pessoas.

Por isso, após o bacharelado, fui buscar a minha vida de volta, vida essa perdida no espaço acadêmico, onde o estudo é mecanicista. E, por ser assim, tira de nós a possibilidade de pensar em nós e nos outros. Lamentavelmente o espaço acadêmico costuma arrancar o que temos de mais precioso: a sensibilidade. O tempo na universidade foi “um tempo na UTI”, agonizando entre a vida e a morte, lutando para sobreviver. Até que parei e disse para mim mesma: “preciso sair desse estado de coma profundo”. Hoje eu quero viver, e viver em plenitude. Vou ressuscitar e viver uma vida nova. Deixar a vida pulsar em mim. Buscar o que o meu amado falou: “A riqueza, a sabedoria e a inteligência estão no mais profundo do seu ser. Busque, meu amor, vivenciar cada dia, cada instante de sua vida”.

Tenho certeza de que, ouvindo as palavras do meu amado, vou resgatar os sentimentos existentes no mais profundo do meu ser: a amabilidade, a sensibilidade, a solidariedade, o amor pela justiça e a fraternidade. Coisas que, se a gente não tiver o devido cuidado, se perdem nesse mundo, onde tudo precisa ser feito com urgência; onde o que conta não é a pessoa, mas o capital. Não conta o amor pelas pessoas, mas o dinheiro; não conta o convívio com o outro, mas o desejo de ter mais, atropelando assim o que se tem de mais precioso que é o encontro com o outro, a amizade e a solidariedade.

Viver é saborear o amor, é deixar fluir esse amor que existe em cada um de nós. Tomar gosto. Partindo da minha experiência de vida, quero partilhar com vocês o que eu e meu amado vivenciamos: nós dois experimentamos no nosso dia a dia a beleza do amor, sentimos o gosto e o sabor de amar de verdade. Nosso amor passa pelos nossos corpos entrelaçados, gozando da riqueza e da beleza que cada um traz consigo no respeito mútuo, na simplicidade, na humildade.

Esses sentimentos passam pelos nossos corpos e vão além, porque temos consciência da profundidade deles. A força desse sentimento de amor profundo passa pelo nosso coração, onde é transformado e flui pelas veias, levando a força vital. Passa também pelo cérebro, onde é decodificado, criando palavras, e, pelas vias eferentes, vai por todo o corpo, carregando o significado e a simbologia de todas as palavras. Passa por um órgão pequenino chamado tálamo, que é muito importante, o qual recebe as informações e as transmite para os nossos sentidos o que recebeu do ambiente externo. Esses receptores do sentido se fortalecem com o fluido do amor que perpassa todos eles. Com essa força amorosa os olhos passam a ver com transparência e enxergam de forma nítida cada coisa que veem. O mesmo se dá com os ouvidos que escutam as palavras agraciadas, amáveis, enriquecidas e cheias de amor e de vida. O som amoroso é transformado e produz bem estar, harmonia para todo o corpo.

De forma tanto quanto rica, o tato, tocado pela força do amor, se sensibiliza, deixando o corpo mais flexível e receptível, de forma que recebe e doa amor sem censurar. Essa força amorosa não para aqui; ela vai passando até chegar à língua, levando o gosto e o sabor do amor. Esse amor, que existe entre eu o meu amado vai além do sexo. Ele passa pelo corpo inundado de amor, de carícias, e vai tomando seu curso de forma rica e bonita, chegando à profundidade do nosso ser.

Assim sendo, o sexo é o momento do ápice do nosso amor; é o momento sagrado onde nossos corpos se juntam e os nossos seres se encontram em profundidade para celebrar esse grande mistério, que é amar. É o tempo inexplicável do amor, tempo sem tempo, tão pouco tempo, mas tão profundo que não dá para explicar. Então tudo silencia para escutar somente o gemido do amor e deixar fluir esse amor até as suas últimas consequências, até a fruição total. É essa força do amor que um tem pelo outro que faz brotar a vida, que faz acontecer o milagre da ressurreição, que nada mais é do que saborear o amor, saborear a vida de forma plena.

Sem viver isso em plenitude, sem perceber essa dinâmica do amor e sem entendê-la plenamente, perdemos toda a capacidade de entender os outros, de sermos sensíveis, de amar. Sem essa experiência profunda nos tornamos desumanos e violentos. Hoje tantos se perguntam por que tanta violência, tanto ódio, tanta desumanidade. A resposta está aqui. Porque falta a experiência real do amor, nos termos que acabamos de propor. Amém.

3 comentários:

  1. QUE INCRÍVEL. TEXTO BELÍSSIMO. LIÇÃO DE VIDA, LIÇÃO DE AMOR E SABEDORIA.

    ResponderExcluir
  2. Linda declaração de amor. Linda a história de vida, vida realmente vivida pois nela há tanta experiência de amor em curso e sem limite.
    Parabéns amiga, não só pelo texto, mas sobretudo por você ser quem é.

    ResponderExcluir
  3. Sentimentos nobres são esquecidos com o tempo, pois esse tempo voa, e quando percebemos já estamos no futuro, e quando chegamos no futuro queremos vivenciar o futuro novamente, essa busca incondicional faz do ser humano um ser monótomo que esquece seus valores, cultura e sensibilidade pelo próximo. Viver é sim, ser pleno e ter belíssimas histórias para se contar, resultando em experiências. Sendo assim, digo que a Sr. minha Tia vive na plenitude da vida, vive o que a vida oferece de mais nobre, que são os momentos; viver cada instante como se fosse o último, com isso sua vida se enche de alegria e cores, seja em qualquer lugar que você esteja, a alegria é dominada pelo seu sorriso.
    Hoje te admiro pela sua história de vida, pelo modo como você vive sua vida, pela sua coragem, pela sua garra e por jamais ter desistido de seus sonhos. Portanto, te vejo com um novo olhar, pois nos seus olhos, enxergamos a esperança e busca continua pela felicidade, que é transmitida pela suas simples palavras.
    É admirável o amor que nasceu entre vocês, e a força dele, acredito que ele foi fundamentado no respeito, no companheirismo e na admiração de um pelo outro, definiria esse amor como um ato de coragem, pois só quem tem coragem vivencia uma paixão eterna.

    Fica aqui minha admiração pelo seus trabalhos, pelas conquistas e por esse AMOR!

    Continue sendo essa pessoa maravilhosa que você sempre foi!
    Lembre-se “Atrás de um grande homem existe sempre uma grande mulher.”

    Observação: Amei a associação com neuroanatomia :-) .

    Parabéns!

    ResponderExcluir